A Arqueologia Se Abre Ao Turismo Cultural

Houve uma data em que o turista amante das escavações arqueológicas, dirigia-se, a cada verão, no sagrado ritual, pras ruínas de Empúries. Ligava deste jeito, à vez, a tua sede histórica e o alegria das férias. O interesse pelas culturas antigas, foi um dos principais motivos da construção do turismo moderno, no momento em que as elites europeias viajavam a Grécia e a Itália pra perceber os vestígios monumentais das grandes culturas clássicas. É o que se conhecia como Grand Tour.

Hoje, o arqueoturismo foi elaborado em destinos como Egito, Grécia, Israel, Itália, Jordânia, México, Peru, Síria, Espanha ou Turquia, com longa tradição na valorização do património e sítios considerados ícones culturais. Em Portugal, só Altamira aparece pela lista de ícones turísticos.

Portugal está entre os dez destinos arqueoturísticos de acordo com um estudo gerado na Universidade de Barcelona e a Rede Ibertur pra Associação Portuguesa de Peritos Científicos em Turismo (AECIT) em 2009. Ocupa o sexto território. Itália, Egito, Grécia, México e Peru estão por diante.

  • Lei dezessete (Suplemento do Registro Oficial 134, 20-VIII-97)
  • Representações de olhos e tronco de frente, junto à
  • 2018: “Antares” (Armada Music)
  • 1 O assassinato de Emmett Till, 1955
  • ELIMINATÓRIAS MUNDIAL BRASIL 2014 : Dois GOLS
  • Sierra Gorda, Querétaro
  • Parque Warner, em Madrid

por sua vez, Catalunha, Andaluzia, Espanha e Madrid são os principais destinos do estado. Como é que é o retrato robot do turista arqueológico? De acordo com os especialistas, há mais mulheres entre os turistas internacionais e mais homens entre os nacionais, têm um grau de estudos superior e um nível de rendimento médio e médio grande.

São cidadãos que costumam viajar durante todo o ano, para o que contribuem pra organização e a maioria deles situam-se em 2 intervalos de idade: entre os 25-trinta e quatro e 35-44 anos. Os casais com filhos menores de dezoito anos são o grupo que mais valoriza as visitas a sítios arqueológicos. Onde encaminhar-se se você é um arqueoturista?

algumas vezes, são as próprias agências de viagens que oferecem “passeios à medida” em quatro destinos muito procurados pra este gênero: Peru, Síria, Jordânia e Egito. “É divulgado um grupo de estudantes de arqueologia ou, simplesmente, fãs. Tem muito claro os pontos concretos que querem visualizar. Costumamos montarles uma viagem que inclua as visitas dos sítios por visitar -explicam desde a agência Orixà, de Barcelona – e isto só poderá obtê-lo perante uma situação: que você tenha ótimos guias pra esses países”.