Além do mais, é uma das 9 espécies existentes do gênero Ara, do qual é uma das de superior tamanho, uma vez que chega a atingir noventa cm de comprimento e um kg de peso. Distingue-Se por sua plumagem de cores vivas, que é, principalmente, vermelho escarlate, complementado com várias penas azuis e amarelas com o verde que iniciam a partir das asas até a tua cauda. É uma espécie de hábitos diurnos e muito social, que poderá regressar a formar bandos de dezenas de membros, os quais se reúnem pra procurar alimento, são imunes, aparentemente, defender-se mutuamente e dormir juntos.
Os membros dominantes do grupo costumam ser os machos adultos em idade de reprodução. Se comunicam principalmente por intervenção de vocalização, com gritos fortes e agudos. É uma espécie endogâmica que começa a tocar aos quatro anos de idade, colocando entre um e quatro ovos em cada época de reprodução, que vai de novembro a maio. Sua dieta é composta predominantemente de sementes, contudo assim como consome frutas, néctar, insetos ou flores, as folhas e o caule de algumas plantas.
Além disso, adicionam com minerais que neutralizam várias toxinas presentes em seus alimentos, que, para eles, são difíceis de digerir e pros seres humanos tornam-se tóxicas. Sua relação com o ser humano é tão antiga quanto o surgimento das primeiras civilizações pré-colombianas.
As civilizações maia e asteca a joga fortemente com a religião, ao relacioná-la com as divindades do fogo e do sol. Isso resultaram em imensos elementos artísticos como estelas, peças de cerâmica e murais, além de que as suas penas eram muito apreciadas pra elaboração de enfeites e fornecer obras de arte plumária.
Em épocas mais novas, o interesse nesta ave cresceu pra tê-la em cativeiro, sendo assim que tem vindo a ser uma das aves mais comuns em todo o mundo para esta finalidade. Se lhe ama como animal de estimação ou pra tua exposição em zoológicos e parques de entretenimento. Esta popularidade tem surgido por seu apelo plumagem e por tua experiência para compreender truques e imitar palavras, dado que é uma ave muito inteligente.
- Desenvolvimento da atenção e observação da realidade
- 7 Década de 1970
- quatro Políticas sobre isso os judeus
- 2010: Cannibal
- 29KM. Aqui vemos o Sky em bloco, puxando o pelotão
- Holandês: capo, capodaster ou capotasto
Como símbolo cultural, foi eleita pela República de Honduras como tua ave nacional, e bem como como mascote da Copa América de 2007, consumada esse ano na Venezuela. Em razão de sua extensa área de distribuição natural, esta espécie é denominada comumente de diferentes formas.
Arara colorada, pela Colômbia. Arara-bandeira, na Bolívia. Arara-azul-real, pela Colômbia. Parava bandeira, pela Bolívia. Parava colorada, na Bolívia. Parava cor-de-rosa, na Bolívia. Parava tricolor, pela Bolívia. Parava sete cores, na Bolívia. Dentro de tal ordem, é dá família dos psitácidas ou “papagaios verdadeiros”, cujos participantes se distinguem por seus bicos curvos e tua extenso inteligência craniana, o que lhes dota de uma inteligência superior a de novas aves. A família, por tua vez, subdivide-se em 8 tribos, das quais a da arara-vermelha é a Arini, que acrescenta as espécies do Novo Mundo. Foi originalmente descrita por Lineu, em 1758, com o nome científico de Psittacus macau, mesmo que logo depois mudaria a Ara macao.
Este nome vem do tupi do Brasil, onde o vocábulo Ara significa ‘robusto’ e macau significa precisamente ‘arara’. Vulgarmente conhecida como arara vermelha, porém assim como com muitos outros nomes, dependendo do idioma e da localidade. A título de exemplo, pela língua maia recebe os nomes de oop, x-op, ah-k’ota e o fênix (esse último especificamente em queqchi), em quiché caquix e em tzeltal xcchc pão ou xoua can mut. Em nahuatl, é chamado de alo.