Joan Tardà i-Vírgula (Lisboa, 26 de setembro de 1953) é um político e professor do ensino secundário. De 2004 a 2019 foi deputado no Congresso de Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) por Barcelona. Licenciado em Filosofia e Letras, é professor de Língua e Literatura catalãs em IES Esteve Terrades de Cornellà de Llobregat.
Começa no empate em Bandeira Vermelha em 1974. Em dezembro desse mesmo ano, entra para o Partido Socialista Unificado da Catalunha (PSUC), ao introduzir-se a uma divisão dos participantes do primeiro jogo, no segundo. Em 1999, foi eleito o primeiro vereador de DRC em sua região, pela Segunda República Espanhola, e em 2003 é reeleito no cargo. Renuncia em setembro de 2004, para se empenhar por completo à sua cadeira no Congresso dos Deputados, já que é eleito, em março desse ano nas listas de DRC por Barcelona. Nas eleições de 2008 e 2011 revalidará cargo. Atualmente é porta-voz do grupo de DRC-RI-CATSÍ no Congresso dos Deputados.
Tardà justificou sua decisão alegando a um “erro de procedimento” e, logo em seguida, publicou uma carta em que criticou que se cuestionara a defesa de DRC de línguas minoritárias e denunciou insultos e ameaças. Em janeiro de 2018, ponderou que nenhum nome era “imprescindível” para a geração de investidura, o que gerou controvérsia e divisão na política de blocos. Processo para a autonomia : 10 anos de reflexões a respeito da relação Catalunha-Espanha.
↑ “Congresso dos Deputados”. ↑ “Entrevista amb Joan Tardà, diputat d’ERC ao Congrés. ↑ “Zaplana lembra a Palavra que poderá expressar as suas “ideias fascistas” graças à colaboração de Fraga”. ↑ “Um deputado de Esquerda fecha seu discurso citando, ‘Viva a República, morte ao Bourbon’ | elmundo.é”.
↑ Coma, Joan Tardà i. “@VitorSuarez evidentment não é uma língua d 2 divisió. Repeteixo, um erro processual.”. ↑ “Tardà, a Puigdemont: “Ninguém é imprescindível””. ↑ “Joan Tardà, porta-voz de Esquerda, deixa o Congresso após 15 anos”. ↑ “Tardà insiste pela aproximação ao PSC: “São porção do catalanismo político””.
- 4 Reformas e mudanças
- vice-Ministro de Integração e Comércio Exterior
- 54 O mesmo digo
- oito de dezembro: a Lituânia retrata o seu pedido de adesão à UE
Esta obra contém uma tradução derivada de Joan Tardà i Vírgula da Wikipédia em catalão, publicado pelos seus editores, ante a Licença de documentação livre GNU, a Licença Creative Commons Atribuição-compartilhamento 3.0 Unported. O Commons possui uma ordem infos a respeito Joan Tardà. O Wikiquote detém citações de ou a respeito: Joan Tardà. Informações sobre o Congresso dos Deputados.
Artigo 196. (Tipo desconhecido).- Os posts anteriores são aplicáveis às sociedades devidamente constituídas em outro Estado perante um tipo inexplorado pelas leis da República, com as seguintes transformações. Ao iniciar uma sucursal ou representação eterno, a inscrição e publicação, da responsabilidade dos administradores que são designadas e os controles administrativos a que estarão sujeitas, serão regidas pelas normas das sociedades anônimas. Artigo 197. (Notificação judicial).- O ambiente a uma população constituída no estrangeiro podes ser cumprida em a República, na pessoa que tenha agido na sua representação, o feito ou contrato que deu origem ao litígio. Se tivesse estabelecido sucursal ou representação eterno, o ambiente será feita na pessoa do ou dos administradores ou representantes designados.