Guilherme Afonso Joaquim

Guilherme Afonso Joaquim Martinez (Líbano, Tolima, 25 de junho de 1950) é um político e médico cirurgião colombiano. Foi governador do departamento de Tolima, em duas ocasiões, um por nomeação presidencial e o outro por alternativa popular. Foi senador da República e de secretário de Governo e Saúde de Bogotá.

Guilherme Afonso, filho de d. Afonso Joaquim Salazar, que foi Ministro da Saúde e sua mãe, Hilda Martínez de Joaquim, foi deputado. É irmão do exsenador Mauricio Jaramillo Martínez. É casado com Vilma Gomez, com quem teve 2 filhos. É médico cirurgião da Universidade do Rosário, com especialização em operação cardiovascular pediátrica das universidades suecas de Lund e Uppsala. No ano de 1976, no momento em que foi eleito vereador do município de Armero. Em 1978, foi eleito deputado para a assembléia do Tolima. Então foi sequestrado por um grupo de 15 homens armados, que depois se conheceria que correspondia ao grupo terrorista FARC, a somente cinco minutos do município de Falan, Tolima. Na data, o rapto e fuga foi qualificado por Alberto Santofimio como uma farsa publicitária.

Diante disso, a campanha pra Câmara de Jaramillo afirmou que abandonaria a aspiração ao Congresso se se comprovasse que o sequestro não foi real e lançaram a campanha “Arresto ou sequestro não, a vitória será nossa”. Em 1982, foi para a Câmara dos deputados do Congresso da República.

Foi eleito Senador da República da Colômbia, em 1991, onde integrou a Comissão Oitava de Obras públicas. Junto a Alberto Santofimio apoiou a Afonso Palácio Rudas para a respectiva representação à Constituinte. Foi crítico do governo de César Gaviria, dado que, segundo Santos, o presidente Gaviria tinha discriminado os setores liberais que não o acompanharam pela consulta interna de teu partido. Militou no movimento de Ernesto Samper Pizano. Em 2000, fez parcela do movimento Frente Social e Político que levaram Luis Eduardo Garzón e Luis Alfonso Hoyos. Foi a segunda no ano de 2009, no momento em que perdeu por 25 votos, processou e, em 2009, o Conselho de Estado deu-lhe a explicação, com que, finalmente, chegou ao Senado.

  • Lei orgânica frente à dureza pela infância e adolescência
  • três Os Inuit ou “Parkas”
  • o Que é o debate de investidura
  • Gore-Tex irá remover todas as substâncias tóxicas de seus produtos em 2023
  • Presidente da Junta da Galiza (desde 2009)

Centros de Saúde e Desenvolvimento Humano localizados na Localidade de Bosa, nos Bairros: O Recreio, O Paraíso e Juventude; e pela Cidade de Fontibón. Estes instrumentos, treinados antecipadamente com orientações técnicas, operacionais, com significado humanizado, grande respeito, solidariedade, realizam ações voltadas pra identificação das famílias mais vulneráveis identificando alto, médio e pequeno risco para priorizar as intervenções.

A Procuradoria-lhe formulou caderno de encargos por ter nomeado como gerente do Hospital de Meissen a Luz Marina López Salamanca, que supostamente estava desativada, pra ocupar o cargo. De acordo com a Procuradoria, não se encontrou certeza da suposta incapacidade de López, pra ocupar o cargo e declaro não testei o cargo.

Conforme denunciou, existiu uma excessiva contratação por prestação de serviços no decorrer do governo de Gustavo Petro, e que oferece conta de uma folha de pagamento paralela que custou um bilhão de pesos. A contratação na Secretaria de Saúde, onde Joaquim Martinez foi secretário passou de por volta de dezessete mil cargos a quase 22 1 mil cargos, o que foi qualificado como um excesso da contratação.

Guilherme Afonso Joaquim concorreu para o governo do Tolima pelo Polo Democrático, para o período 2000-2004, pro qual foi eleito. Nomeou como secretário de governo, Alfredo Bocanegra. De acordo com Joaquim, o Governo nacional desconhecia os pormenores da instalação dessa mesa, mas advertiu que se fazia imprescindível esse encontro com o término de que o po terrorista cesara tua atuação pela região.

de Acordo com declarações de desmobilizados do grupo terrorista das FARC, o projeto do qual fazia parte Arias Hernandez e Joaquim era trabalhar politicamente todo o sul do Tolima pra chegar ao Governo do estado e alcançar os maiores cargos de administração.

Com isso, ela queria fazer com que essa área do nação fosse nomeada território de paz e, posteriormente, alavancar os diálogos nacionais com as FARC. O tribunal sétimo penal do Circuito condenou a sete anos de prisão, o consultor de Guilherme Afonso Joaquim, Augusto Hernando Arias Cruz, por seus nexos com as FARC. Cidade Bolívar, Antioquia) e o Pólo Democrático. Essa possibilidade competiu com Rubén Darío Rodríguez, a quem Joaquim, em 1992, apoiou próximo a Alberto Santofimio e Carlos Garcia Orjuela.