Um Guia Geral Pra Depressão. Nossa 1º Guia

De forma coloquial, usamos, várias vezes, a frase depressão para se alegar a um estado de ânimo mais miúdo do que o tradicional. Mas é muito mais do que isso. Depressão vem da frase latina “depressio”, que significa naufrágio. A pessoa que sofre sente um peso sobre isto si mesma, sente-se afundada.

A depressão é, provavelmente, o transtorno psicológico que mais dano origina a pessoa que o padece, e a seus familiares. Afeta todos os âmbitos da vida e pode transportar a pessoa que o sofre ao suicídio. A depressão é uma doença tratável, todavia é um das dificuldades de saúde mais sérios e comuns de nossos dias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão vai se tornar, em 2020, a segunda razão de incapacidade no mundo, atrás somente das doenças isquêmico.

o Que é a depressão? É um transtorno emocional que se caracteriza por um estado de ânimo choroso e mara ou perda de interesse pelas atividades diárias da vida. Sintomas afetivos: sentimento de culpa, aflição, vergonha, raiva, angústia. Sintomas motivacionais: perda de motivação, dependência, tendência a vacância.

  • 5 Relação com a genética
  • 15 Passos
  • J. C. Girauta, de Cidadãos, realizará um comício no Hotel Ciutat de Mataró
  • dois GP da Itália (1990 e 1992)

Sintomas cognitivos: incerteza, assimilação catastrófica de problemas, auto-crítica excessiva, raciocínio absolutista, problemas de memória, dificuldade de concentração, déficits de aprendizagem. Sintomas comportamentais: passividade, vacância, inércia, déficits em habilidades sociais. Sintomas fisiológicos: transformações de sono, modificações do apetite, alterações sexuais.

O Transtorno Depressivo Maior se manifesta por uma combinação dos sintomas anteriores, que interferem com a inteligência de viver o cotidiano com normalidade, e desfrutar de atividades antecipadamente prazerosas. O Transtorno Distímico é um tipo de depressão menos dramático. Inclui sintomas crônicos que não incapacitam em tão alto grau, porém que são capazes de interferir com o funcionamento e o bem-estar da pessoa.

A característica essencial da distimia é que o humor depressivo está presente a maior parte do dia pela maioria dos dias por pelo menos dois anos. O Transtorno Bipolar não é tão constante como os anteriores transtornos depressivos (que poderíamos denominar unipolares).

Este é caracterizado por alterações cíclicas de humor: fases de depressão ou eufóricos (maníacos) e fases de ânimo miúdo (depressão). Transtorno Ciclotímico: Combinação de episódios hipomaníacos e distímicos. A depressão na mulher: nas estatísticas, se reflete que as mulheres sofrem mais que os homens, contudo assim como temos de ter em conta que elas são menos recusam a procurar socorro.

De cada forma, as transformações hormonais parecem ter um efeito importante a respeito do estado de espírito das mulheres. Estas transformações nos níveis hormonais que ocorrem durante uma série de eventos (transformações no tempo menstrual, gravidez, menopausa), e são capazes de estar associados à depressão. Além do mais, certos eventos traumáticos como o estupro e outras formas de abuso sexual podem auxiliar pra incidência aumentada de depressão em mulheres.

A depressão no homem: O homem foi-lhe diagnosticada a doença, a menos que a mulher. Supostamente, o homem tem menos oportunidade de sofrer depressão, mas assim como é mais relutante para admitir que a tem, ou pode ter. O álcool, as drogas e o costume, aceito socialmente, de trabalhar em excedente são capazes de mascarar a depressão no homem mais comumente que a mulher. A depressão pela infância: Não é acessível perceber que um/a fedelho/a está desolado. De fato, é a fase da existência onde é mais duvidosamente identificáveis da depressão.